O Brasil Tá Vendo

Significados

Arnaldo Branco

É difícil saber o que significa a vitória de Vanessa no Big Brother – segundo pesquisas recentes, não deve ser exatamente um indicativo de que a sociedade esteja finalmente preparada para acolher formas de amar que fogem à heteronormatividade. Mas não deixa de ser uma vitória do bom senso. E faz bem à causa da diversidade que suas representantes no programa tenham defeitos, como tendência à maledicência ou pouca preocupação com a higiene. Direitos iguais para todos, inclusive para gente que desafia nossa predisposição à convivência.

clanessa

Um por amor, dois pelo dinheiro

Também não sei o que significa a derrota de Marcelo, um favorito muito louco. Sua resistência nos paredões parecia mostrar que o Brasil perdoa todos os defeitos de um cara – machismo, egoísmo, teimosia, beicinho – se ele sustentar a fachada do bom mocismo. Ainda bem que eu estava errado.

O verdadeiro grande vencedor do programa poderia ser o marido de Clara, convidado ao vivo para participar de um ménage em cima de um colchão feito de um milhão e meio de reais. Mas o sujeito está com ciúmes e pensando em deixar a mulher. Esse eu sei que representa o Brasil que insiste no atraso.